top of page

Meteoro em Portugal iluminou Braga esta semana

Nos últimos dias, Portugal voltou a ser palco de um espetáculo celeste que captou a atenção de milhares de pessoas: um meteoro de grandes dimensões rasgou os céus nacionais, com especial destaque para a região de Braga, proporcionando um raro e fascinante momento de observação astronómica.


Meteoro detetado em Gualtar, Braga - Observatório Astronómico de Braga
Meteoro detetado em Gualtar, Braga - Observatório Astronómico de Braga

O que aconteceu?

Na noite de quarta-feira, 23 de julho de 2025, pelas 22h54, a Estação AMS211 da Rede Internacional AllSky7, instalada no Observatório Astronómico de Braga, registou a passagem de um grande meteoro, fenómeno popularmente conhecido como “estrela cadente”. O evento foi visível a olho nu em diversas localidades do Norte e ficou documentado em vídeo, testemunhado por observadores e rapidamente partilhado nas redes sociais.



De acordo com o Planetário – Casa da Ciência de Braga, este meteoro destacou-se pelo seu brilho intenso e duração invulgar — cerca de 11 segundos, acima da média dos fenómenos semelhantes. A maioria dos meteoros atravessa a atmosfera rapidamente e passa despercebida. Mas, neste caso, tratou-se de um “bólide”: um meteoro particularmente grande e luminoso, capaz de deixar um rasto visível durante vários segundos no céu.


O momento foi também registado numa webcam localizada na Costa da Caparica e registou também o movimento do corpo celeste em território mais a sul do país.

Quase todos os corpos celestes se desintegram antes de chegar à superfície, não representando perigo para a população. Raramente causam danos, mas estes fenómenos são valiosos para o estudo da composição dos corpos celestes que cruzam o nosso Sistema Solar.


Comentários


bottom of page